quinta-feira, 30 de setembro de 2010

2º Turno

Faltando 3 dias para a eleição, estava pensando. Dessa vez, parece que o 2º turno, ou a ausência dele, só virá depois da última urna contada. Dilma está bem no limite da vitória logo no 1º turno. Será voto a voto.

A candidata do governo é vista sempre como o boneco-de-posto do Lula. É Lula pra lá, Lula pra cá. Mas o curioso é que o próprio Lula nunca ganhou uma eleição para presidente já no 1º turno. Em 2002, estou vendo aqui, conseguiu 46,44% dos votos. Chegou perto. Foi para a final com o Serra, na famosa campanha do medo da Regina Duarte. Depois, em 2006, no auge do mensalão e do "escândalo dos aloprados", fez o segundo turno com o Alckmin que conseguiu ter MENOS votos no 2º turno do que no 1º.

O engraçado é que o último presidente a se eleger no primeiro turno foi o alter-ego de Lula (e vice-versa), FHC. E duas vezes. Tanto em 1994 como em 1998 o FHC nos poupou metade do show do horror do horário político. E pensar que hoje o Serra esconde o sociólogo debaixo do tapete azul e vermelho (listrado) da sala dele.

Moral da história. Será que a Dilma é melhor do voto do que o Lula? Ou será que se o Lula fosse candidato hoje, venceria de cara e com folga? Acho que sim, e ainda bem que ele não é, porque democracia é bom quando troca.