segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Rio 2016

Quando estive no Rio a poucos dias, ouvi falar muito sobre a candidatura da cidade para as olimpíadas de 2016. Não tanto pelos cariocas, mas pelo sempre ufanista e pacheco jornal regional da TV Globo. Foi bem na semana em que o COI havia dado o seu primeiro parecer e o Rio estava bem na fita. A idéia, que sempre me pareceu um delírio de carioca, começou a me soar possível.

Essa semana vi o belo vídeo apresentando o projeto das instalações olímpicas. Brasileiro é muito bom de propaganda. Pena que é ruim de fazer. Se tudo fosse como está no vídeo, seria uma olimpíada fantástica com uma das cidades mais bonitas do mundo como cenário. É uma pena que vai se roubar tanto, mas TANTO dinheiro, que a gente vai acabar é com raiva dos jogos que demonstrarão mais uma vez a nossa incompetência assim como foram os jogos panamericanos (não se esqueçam que as coisas ficaram prontas em cima da hora - algumas ficaram pela metade -, as contas não foram aprovadas, o Parque Maria Lenk foi desativado, o velódromo foi desmontado e o estádio do Engenhão foi entregue ao Botafogo e hoje em dia não pode nem receber clássicos regionais por falta de acesso e estacionamento) em que o chamado "legado" para a cidade acabou praticamente nulo, ou no mínimo muito abaixo do esperado.

Enfim, o vídeo vale a pena. Gostei muito da sacada da chegada da maratona no sambódromo, com aqueles arcos do Niemeyer, que os sambistas tanto reclamam mass que de repente pra corrida serve...

ps: lembrando outra coisa, se a candidatura do Rio for vencedora teremos a Copa do Mundo e as Olimpíadas no mesmo país, em seqüência. Puxando pela memória, só consegui me lembrar de algo semelhante na Copa dos EUA em 1994 e nas olimpíadas de Atlanta em 1996, embora a cidade não tenha sediado a final da Copa como acontecerá com o Rio. Seria uma coisa histórica, uma overdose de carioca pra ninguém botar defeito.