quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Festivais

Um dia desses, um amigo meu me fez a seguinte pergunta: se eu pudesse voltar no tempo para assistir qualquer acontecimento histórico, qual evento escolheria.


Ele é ateu (mas já foi católico, agnóstico, budista, etc.), e eu sou cristão-católico (ultimamente mais cristão que católico), mas a minha resposta não teve nada a ver com isso. Como entendi que se tratava de viver em uma época, e não visitá-la apenas, já eliminei todos os anos antes da anestesia (não me agrada a idéia de viver antes da anestesia). Restou-me o século XX, praticamente, e, ora, acabei escolhendo por voltar no tempo para assistir aos festivais de música Record nos anos 60.


Ele ficou meio surpreso (ok, pode parecer uma escolha idiota - mas não é), e disse que ele mesmo voltaria para assistir a crucificação de Jesus para saber se as coisas aconteceram realmente como consta na Bíblia. Sugeri que voltasse então para assistir à Ressurreição, uma vez que a crucificação propriamente dita não tem tanta importância assim, mas ele disse que não acreditava na segunda e preferia conferir a primeira. Tudo bem.


Mesmo assim, é interessante que o meu cristianismo não me interesse a voltar a este dia mais do que aos festivais da Record, enquanto o ateismo dele seja até mais curioso. De qualquer forma, não consegui chegar a nenhuma conclusão sobre isso, e também nem era a minha intenção...


E eu ainda preferiria os festivais da Record.